Otakrazy's Scantrad

Pois ser otaku é ser louco por mangás também!
clique e confira!

Otakrazy's Mp3

Atrás da música de algum anime? Você acha fácil na nossa lista de músicas!!!
clique e confira!

Young Justice

Confira as aventuras dessa nova geração de heróis!!!
clique e confira!

Top 10 - Guerreiras Gostosas

As mais bonitas guerreiras do Mundo dos Animes estão aqui.
clique e confira!

Mighy Morphin Power Rangers

Relembre um pouco do tokusatsu de maior sucesso no mundo.
clique e confira!

Pokémon

Confira os jogos do anime que fizeram e ainda fazem sucesso entre os otakus.
games

Megaman X

Confira, aprenda, e opine sobre um dos jogos mais clássicos já criados pela Sega: Megaman X.
megaman

Top 10 - Armas mais fodas

As 10 melhores armas (em nossa opnião) usadas em animes que qualquer um desejaria ter.
armas

Digimon World Re: Digitize

Fique sabendo de tudo sobre o novo jogo de Digimon para PSP que será lançado nesse ano de 2012. Fotos, Jogabilidade, História, Personagens e claro, muitos digimons para você curtir.
digimonwrd

Beyblade

Venha conosco gritar "Let it Rip!" e relembrar a jornada dos BladeBreakers até o campeonato mundial!
beyblade
Avatar

Treasure Games #5

OPAAAA !

Tutch tarda, mas não falha xD

Como eu estou sumido há um bom tempo (hm... meses), eu decidi voltar a ativa. Começando então por uma das sessões que eu mais gosto, jogos.

Eu tinha a série Jogos Clássicos, e depois criei a Treasure Games. Eu só postei, infelizmente, o #1. A Yunna-chan postou #2,3,4 ... então aqui venho eu com o Treasure Games #5 !


Você já viu esse desenho ?


Allmighty VaultBoy


Sim? Se sim, você sabe de onde ele é? Caso não, você estava perdido aonde nos últimos anos?!

Esse boneco se chama VaultBoy, ninguém mais ninguém menos que o "símbolo" da série de jogos conhecida como


FALLOUT


Capinha do Fallout :3


Agora sabe do que eu to falando... ou não? Senão, não se desespere. Resolveremos isso adiante. Para começar a desbravar a história, Blog Dweller, clique no 'Leia Mais'






Bem, primeiramente, Fallout não é só um jogo, e sim uma série. Mas por motivos de padronização, essa postagem é sobre Fallout (PC), ou seja, o primeiro jogo da série.


Situando no jogo: em Fallout, nos estamos na Terra, essa planetinha. A diferença básica é que a cultura da humanidade não evoluiu após a década de 50. Isso, pórem, não significa que a tecnologia não tenha avançado bastante.

A história :





"War, war never changes."


Futuro. Século 21. Os recursos estão bem escassos (todo mundo sabia que isso ia acontecer um dia...), e por isso as tensões entre os países do mundo está bem maior. Os E.U.A anexam o Canadá, a União Européia se dissolve em cidades estado que brigam pelo controle dos recursos remanescentes (principalmente petróleo e urânio).

Em 2077, algum país atira uma bomba atômica em outro. Quem atacou primeiro? Quem sabe. O importante é que em 2 HORAS o mundo fica DEVASTADO.

Morreu todo mundo?
Non.

Algumas pessoas sobreviveram. A radiação gigantesca causou mutação nas plantas e animais, e a poeira radiotiva se espalhou.

Algumas dessas pessoas sobreviventes eram os moradores dos Vaults (em inglês, cofres) da empresa Vault Tec. Resumidamente, alguns humanos se instalaram nesses abrigos subterrâneos quando a guerra explodiu. O símbolo dessa empresa é o loirim style, o Vault Boy. Dentro dos Vaults, as pessoas reciclam o lixo, reutilizam a água, criam o próprio alimento... enfim, uma comunidade auto-sustentável.

VOCÊ, jogador (ou melhor, sua personagem), nasceu uma geração após a guerra. Você nunca viu o exterior do Vault, e não faz a mínima idéia de como seja o mundo lá fora. O seu Vault é o 13 (zicado).

WaterChip

Então, INEXPLICAVELMENTE (nada nesse jogo faz sentido, às vezes... ou não. Fallout 2...quem jogou sabe do que eu to falando...), o chip responsável por "purificar" a água do Vault 13 simplesmente queima. Não tem como dar jeito nele, ou seja: ou arranja um  novo, ou fica sem tratamento de água.

A boa notícia: ainda tem 150 dias de suprimento de água pro Vault.

A má notícia: vocês não fazem a miníma idéia de onde arranjar um outro chip.

A notícia pior: A Wasteland (como é chamado o mundo destroçado) é um canto hostil de se viajar.


Fazer a feira, tirar o lixo, salvar o Vault
Como isso é um jogo, é claro que o único cidadão(a) capaz entre as pessoas do Vault 13 de ir buscar um novo Water Chip é você. "Just be safe,ok?" (Só fique a salvo,ok?) - claro, sem pressão. Ou eu arranjo a parada, ou morre todo mundo de sede.

O pessoal do Vault te dá então um PipBoy, uma espécie de navegador/mapa/diário para lhe auxiliar nas viagens e umas muambas, e coloca no PipBoy a localização do Vault 15, que QUEM SABE lá possa ter outro Chip. .








A jogabilidade e dinâmica do jogo :


Fallout é, antes de mais nada, um jogo de RPG baseado em turno. Não, não que nem FF.


1. PERSONAGEM



O jogador pode, ao começar um novo jogo, escolher um dos personagens já existentes ou criar um personagem seu. É altamente recomendável, por ser um jogo díficil, começar com um dos personagens do jogo, e depois criar um.

Fallout utiliza um sistema de RPG chamado SPECIAL (Acrônimo para Strenght, Perception, Endurance, Charisma, Intelligence, Agility e Luck, os status do jogo). Originalmente, o jogo deveria utilizar o sistema GURPs, um sistema de RPGs de mesa, mas devido a probleminhas, ele não foi utilizado. O sistema SPECIAL, no entanto, é muito parecido com o GURPS.


Bem, continuando:

Note que é muita coisa, então, se você tiver tido um certo interesse, ISSO NÃO É UM TUTORIAL. Jogue o jogo para entender melhor (lá tem a descrição de TUTÔ) ou procure um tutorial na internet.


Esses Status que formam o nome SPECIAL tem uma quantidade mínima de 1 e máxima de 10. O molde padrão de personagem tem 5 em cada um mais 5 sobrando, o que dá 7x5 + 5 pontos (40) para serem distribuidos entre todas essas caracteristicas. Cada uma delas afeta o personagem de modo diferente. Por exemplo, STRENGHT (força) diz o quanto o personagem pode carregar de peso e o dano físico, assim como influencia no uso de armas. LUCK (sorte) muda alguns eventos do jogo, e muda a chance de críticos... e assim por diante...


Além dos Status, existem os Optional Traits. Elas são caractéristicas (como o nome diz, opcionais) que o personagem pode escolher (no máximo 2). Entre elas temos Bloody Mess (Bagunça Sanguinária, em que toda vez que você mata alguém, o cara literalmente explode), Fast Metabolism (Metabolismo Rápido, o personagem se cura 2x mais rápido, mas venenos, radiação e outros eveitos nocivos também agem 2x mais rápido) e muitas outras...

"Você sempre vê o pior jeito que uma pessoa pode morrer". I did it... for the lulz


Além (além) dos Status e dos Optional Traits, existem as Skills (habilidades). Small Guns(uso de armas de fogo pequenas), Big Guns(uso de armas de fogo grandes), Energy Weapons (armas de energia), First Aid (Primeiros Socorros)... é uma lista grande. Na criação do personagem, você pode escolher 3 da lista. Esses 3 vão começar com um valor mais alto que as outras.

Você pode modificar ainda o sexo (M/F, sem opção indefinido), nome e a idade do personagem.


A maior graça é que você pode fazer um personagem de uma infinidade de jeitos diferentes. Existem fórmulas de sucesso, mas por que não jogar de um modo diferente? Digamos, que na sua cabeça, seu personagem é altamente perspicaz na fala; ele terá muita inteligência e carisma para saber dialogar. Já se for um flippin' ninja, ele pode ter Sneak e Lockpick (arrombar portas) e ser um expert com Melee Weapons (armas brancas), mas ser um coitado quando se trata de usar uma arma de fogo ou de falar com alguém, ou ser azarado pra caramba. Quem sabe?



2. THE GAME




Como todo bom RPG, o personagem ganha XP. Com uma quantidade determinada, o personagem "upa" um nível. Ao upar, o personagem recebe 13 Skill Points, que podem ser gastos com Skills (lembra da lista? Poisé. As skills que você escolheu no começo gastam menos Skill Points para serem melhoradas do que as que você não escolheu), e o personagem ganha HP e outras coisistas baseado nos Status.

Além disso, a cada 3 níveis (4 se você tiver o Optional Trait 'Gifted') você pode escolher um Perk ("privilégio"). Os Perks são caractéristicas que seu personagem recebe, mas para você poder escolher uma, você tem que ter o necessário. Por exemplo, alguns precisam de uma quantidade X de um Status.


Tela completa da criação de personagem.




2.1. COMBATE




O sistema de combate (parte importante) usa os Action Points, definidos pela Agility (Agilidade) do personagem. Cada ação (andar, atacar, abrir inventório) custa um certo número desses AP. O seu turno acaba quando você passa ele (resetando assim seus APs, mas você tem que esperar sua vez novamente) ou quando você utiliza todos os seus pontos.

Outra parte importante do Sistema de Combate são os golpes mirados. Um golpe mirado sempre gasta 1 AP a mais que o golpe normal da arma (exemplo: um tiro de Magnum .44 gasta 4 AP. Seu tiro mirado, 5). A vantagem é que um golpe mirado pode atingir um ponto específico do corpo: olhos, cabeça, peito, braço direito, braço esquerdo, perna direita, perna esquerda e um ponto fraco específico. Atingir um tiro em qualquer um desses locais é mais difícil que atingir o ponto padrão (peito), mas pode fazer o personagem ficar cego (olhos) ou até mesmo sofrer um dano altíssimo (cabeça). A dificuldade depende do seu status Perception e do quão bom você é com a arma que está utilizando (arma branca, fogo pequena, fogo grande, etc...).

O posicionamento e a estratégia são os pontos altos desse sistema. Saber bater & correr pode salvar vidas...



2.2. NPCs, DIÁLOGO, FAMA E AS QUESTS




Enquanto você viaja pela Wasteland, ser um flippin' ninja nem sempre é o suficiente: existem informações que você não pode obter simplesmente matando alguém... ou quem sabe sim. Dialogar com os NPCs é uma parte importante do jogo, senão essencial.

Para ser um bom conversador, você tem que ser inteligente (para saber sair de situações difíceis) e carismático (para poder queixar as pessoas). Isso reflete nos jogos nos Status Inteligence (inteligência), que aumenta a quantidade de opções para se dizer para um NPC, e Charisma (carisma), que diz o quanto alguém vai com a sua cara. Além disso, uma das Skills da lista é a Speech (discurso), capacidade de queixar.

Mesmo assim, teu passado te condena, e é aí que vem o sistema de KARMA.

O Karma é, basicamente, um contador númerico das suas boas ações. Ou seja, ser um cara bonzinho te rende mais Karma, enquanto ser um vadio que mata mendigos por trocados te faz perder Karma. Quanto maior seu Karma, menos desconfiado os NPCs ficarão em relação a você, e o contrário (negativo, por exemplo) faz você ser mal falado.

Além disso, existem traços de personalidade que podem ser adquiridos durante o jogo. Por exemplo, no Fallout 2 (que é basicamente o Fallout com outra história), você pode ser tornar um Slaver (traficante de escravos). Isso fica marcado para sempre no seu personagem, e aonde você for, sua tatuagem na nuca vai lhe identificar como um. Enquanto isso pode ser benéfico para lhe dar com os mafiosos em geral, as pessoas de boa índole normalmente vão evitar você...

O Karma é útil, pois nas cidades e buracos do mundão destruído, os NPCs muitas vezes lhe dão Quests (tarefas), que devem ser cumpridas para lhe guiar no seu objetivo de recuperar o chip. Existem também Quests secundárias, que valem dinheiro, equipamentos e Karma.

Muitos NPCs podem não ir com a sua cara, e nunca vão lhe dar uma determinada Quest. Alguns dessas Quests ou diálogos também podem lhe levar a ter...



2.3. COMPANHEIROS




Cumprindo tarefas ou através do diálogo, alguns NPCs desses podem ir para a sua Party. Esses NPCs ajudam no combate, e alguns deles tem habilidades específicas.

Note que o tamanho da sua Party é limitado, logo recrutar personagens é uma atividade que exige cuidado... claro, sempre pode dar cabo em um.

Seus Companions podem carregar itens, utilizar armas (dentro da sua capacidade, é claro). Todo o equipamento que eles utilizam é fornecido por você.



2.4. EQUIPAMENTOS E ITENS



Armas, dorgas e tudo mais é carregado no seu inventário. O quanto você carrega é baseado na sua força.

As armas do jogo precisam da skill dela, por questão de mira. Se sua personagem não sabe nem o que diabos é uma faca, você pode dar uma pra ele combater, mas ele dificilmente vai acertar. Além disso, as armas necessitam de uma força mínima para poderem ser usadas com propriedade.

Entre os itens do jogo, temos itens de cura, documentos, chaves, e muito mais. Vários deles precisam ser entregues para NPCs para quests serem terminadas.



2.5. AMBIENTAÇÃO



Se o jogo ganha de verdade em algum ponto, para não deixar dúvida em NÍNGUEM, é na ambientação.

O mundo destruído e lascado é muito bem retratado. O cenário pós-apócaliptico expõe ao máximo toda a porr@ de desgraça que um ser humano pode se tornar. Cidades cheias de viciados em drogas, traficantes de drogas, escravos, chefes da máfia, assassinos, mendigos... tudo isso é muito bem retratado.

E se o cenário não fosse o suficiente, as músicas de fundo do Fallout são LINDAS, não porque elas fazem você chorar, mas porque elas encaixam perfeitamente com o cenário. Músicas arrepiantes, que fazem você gelar ao entrar em determinados ambientes...


Bem...



Fallout é um universo gigantesco, e tem MUITA coisa pra ser dita. Isso não é pra ser exatamente um Review, mas acabou sendo.

Se você se interessou por Fallout, ou apenas ficou com curiosidade, JOGUE. EU, TUTCH, RECOMENDO (não que minha opinião seja válida xD). É difícil de achar pra comprar... mas sempre temos os sites de torrent por aí, né?

Mad Max




Outra, esse universo pós-apócaliptico com um Lone Wolf é muito retratado em outras obras. O próprio Fallout é muito parecido com "Mad Max". Um dos Companions mais famosos do jogo é o cachorro, Dogmeat, cujo nome foi tirado do filme "A Boy and his Dog", e a companhia dele é inspirada no filme "Road Warrior" (Mad Max 2). Dá uma olhada!




Então eu acho que é isso, eu fico por aqui. Espero que tenha(m) gostado do post, e querendo mais um desses, deixe o comentário com a sua opinião e a sugestão do jogo.


See ya,
Tutch




VOCABULÁRIO :


RPG - Role Playing Game (Jogo de Interpretação). Existem diversos sistemas de jogo. 

NPC - Non Playing Character (Personagem não jogável) - personagens do jogo, controlados pela AI. 

Party - Grupo de personagens em um jogo de RPG. 

XP - Experience (experiência). 

HP - Health Point (Pontos de Saúde), vulgo Vida/Life. 

Status - Condição, estado. Referente a características em um sistema de RPG. 

Lone Wolf - Lobo solitário, alguém que anda sozinho, normalmente o mais fod@ e estiloso de uma história (Quem lembra do Dinossauro Solitário?).

2 comentários:

Leib disse...

Opa, voltou com estilo Tutch, se a intenção era de despertar a vontade no jogo, a minha pelo menos, conseguiu. Vou dar um jeito de baixar e experimentar, parece ser... diferente. XD
Boa garoto.

Mattheus Del Vianple disse...

Um dos melhores games que já joguei na vida.
Não imaginava que você ia fazer um post de Fallout, ainda mais porque fui eu quem te mostrou o jogo, mas fico feliz por ter gostado, é um jogo realmente interessante que pode ser utilizado facilmente em campanhas de rpg. Continue assim meu caro amigo, e força na peruca!!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Deixe sua opinião para o Otakrazy's, sua crítica ou elogio! O seu feedback faz com que nós possamos crescer mais, e quem ganha é você com mais qualidade, precisão e garantia! Além de ser divertido comentar com esses emoticons incorporados! XD