Otakrazy's Scantrad

Pois ser otaku é ser louco por mangás também!
clique e confira!

Otakrazy's Mp3

Atrás da música de algum anime? Você acha fácil na nossa lista de músicas!!!
clique e confira!

Young Justice

Confira as aventuras dessa nova geração de heróis!!!
clique e confira!

Top 10 - Guerreiras Gostosas

As mais bonitas guerreiras do Mundo dos Animes estão aqui.
clique e confira!

Mighy Morphin Power Rangers

Relembre um pouco do tokusatsu de maior sucesso no mundo.
clique e confira!

Pokémon

Confira os jogos do anime que fizeram e ainda fazem sucesso entre os otakus.
games

Megaman X

Confira, aprenda, e opine sobre um dos jogos mais clássicos já criados pela Sega: Megaman X.
megaman

Top 10 - Armas mais fodas

As 10 melhores armas (em nossa opnião) usadas em animes que qualquer um desejaria ter.
armas

Digimon World Re: Digitize

Fique sabendo de tudo sobre o novo jogo de Digimon para PSP que será lançado nesse ano de 2012. Fotos, Jogabilidade, História, Personagens e claro, muitos digimons para você curtir.
digimonwrd

Beyblade

Venha conosco gritar "Let it Rip!" e relembrar a jornada dos BladeBreakers até o campeonato mundial!
beyblade
Avatar

Mitologia Japonesa #9

Yo minna!! Tudo beleza, galera?
Ressussitando esse tema no blog, venho hoje mostrar um pouco mais da cultura nipônica.


Já ouviram falar de Teru Teru Bozu? Pois bem, são simples bonecos feito de papel ou pano feito a mão. Acredita-se que eles têm o poder de espantar a chuva. Teru significa sol ou brilho e bozu, monge budista. Então a tradução seria algo como "Monge do Bom Tempo", simbolizando o "Bom Tempo" como um dia sem chuva.




O teru teru bozu só veio a ficar bem conhecido na época da Era Edo, através da população urbana, onde as crianças faziam os bonecos e penduravam-os um dia antes do dia em que não queriam chuva. Hoje, essa brincadeira ainda é feita por crianças, que fazem os teru teru bozu em dias de piquenique ou coisas do tipo. Mas os teru teru bozu não são só usados para trazer o tempo bom, se for pendurado de cabeça para baixo ou se os bonecos eram escuros, significa que está pedindo por chuva.

Existe tbm uma cantiga de roda, ou em japonês: warabe uta, para os teru teru bozu:

Teru-teru-bozu, teru bozu
Ashita tenki ni shite o-kure
Itsuka no yume no sora no yo ni
Haretara kin no suzu ageyo

Teru-teru-bozu, teru bozu
Ashita tenki ni shite o-kure
Watashi no negai wo kiita nara
Amai o-sake wo tanto nomasho

Teru-teru-bozu, teru bozu
Ashita tenki ni shite o-kure
Sore de mo kumotte naitetara
Sonata no kubi wo chon to kiru zo

A tradução é a seguinte:
Teru-teru-bozu, teru bozu
Faça amanhã um dia ensolarado
Como o céu de um sonho que tive
Se estiver sol eu te darei um sino dourado

Teru-teru-bozu, teru bozu
Faça amanhã um dia ensolarado
Se meu sonho se tornar realidade
Nos beberemos muito vinhos doces feitos de arroz

Teru-teru-bozu, teru bozu
Faça amanhã um dia ensolarado
Mas se chover você estará chorando
Então eu cortarei a sua cabeça com a tesoura


Bem, toda lenda tem um certa história por trás da sua aparição. E como sempre, se tem mais de uma explicação e ninguém sabe direito qual é a certa. Uma delas é que o teru teru bozu veio da China. Com a lenda de uma menina/deusa chamada So-Chin-Nyan que com as suas vassouras, varria as nuvens do céu, e assim dando ao povo dias ensolarados. Então os chineses passaram a fazer bonecas com papel branco, roupas vermelhas e pequenas vassouras de palha para pendurá-las na janela, desejando um céu limpo. E ao chegar no Japão, simplificaram o boneco.

E a outra versão (e a que eu prefiro  xD ), é que havia um monge budista que ajudava os agricultores fazendo preces que paravam as fortes chuvas que prejudicavam as plantações. E devido aos monges serem carecas o boneco tomou essa forma. De acordo com isso e cantiga, temos algumas instruções de como usar da forma correta o teru teru bozu:

- Não fazer cabelo no boneco. Por que os monges são carecas. (essa é óbvia)
- Não pendurar de “cabeça para baixo” ou fazer na cor preta ou outra cor escura, só se for para pedir por chuva.
- Se ele atender seu pedido, deve agradecer e molhá-lo com bebida.
- Caso ele não lhe atenda: Corte a cabeça do boneco!!! Mwahahahaha!!!

Bem, fuçei toda minha memória e o google tbm (xD) e achei só essas referências em animes:


Em Fairy Tail, Juvia é uma maga da água e sem querer fazia chover ao seu redor e não sabia como parar. Isso afastava ela dos amigos e assim ela queria a todo custo parar a chuva, com esperança de que o teru teru bozu parasse a chuva ela fez um.









E em Pokémon, um pokémon chamado Castform que foi baseado no teru teru bozu. Possui a forma semelhante a um teru teru bozu e muda sua forma de acordo com o tempo.







É isso aí galera, se sabem de alguma outra referência do Teru Teru Bozu em algum outro anime, jogo ou qualquer outra coisa, digam, comentem. Aqui encerro este post.

Até a próxima.
Sayoonara!

3 comentários:

Wanda Carolina disse...

Eles aparecem no anime Fortune Arterial~... Só não me lembro o episódio as irmãs Kanade e Haruna estão pendurando teru teru bozu na varanda do dormitório e elas descem para o dormitório do Kohei para pendurá lá também, dizendo que é para o pedido ter mais força...

Boss disse...

Legal Wanda Carolina, confesso que não acompanhei o anime, mas é bom saber. ^^
Brigado pelo comentário.

Anônimo disse...

Eu vou fazer um teru teru bonzu. Mias pra enfeite mesmo... Achei fofo! *u* :n
Ass: Igor

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Deixe sua opinião para o Otakrazy's, sua crítica ou elogio! O seu feedback faz com que nós possamos crescer mais, e quem ganha é você com mais qualidade, precisão e garantia! Além de ser divertido comentar com esses emoticons incorporados! XD